Prevenção e soluções à nova vaga de ataques contra dispositivos Dahua

Durante os últimos dias detetou-se, com alcance global, uma importante vaga de ataques a partir da internet contra alguns dispositivos do fabricante Dahua.

Tal como a própria Dahua confirmou no seu comunicado oficial, o ataque produziu-se a nível mundial, de igual forma que os ocorridos nos meses anteriores: aproveitando-se de debilidades de firmware não atualizados e uso de passwords frágeis ou por defeito.

Além disso, publicou com caráter urgente novos firmwares específicos que ajudam a prevenir e solucionar os problemas derivados destes ataques e atualizou o seu guia em inglês de práticas recomendadas.

A ProSistemas, consciente do grande problema que este ataque representa para os seus clientes, leva desde o primeiro instante focada em proporcionar ajuda precisa para a imediata solução, publicando firmwares adaptados, melhorando o guia com os passos concretos e prestando o melhor suporte.

Deve-se comprovar se o nome dos canais dos gravadores foi modificado para HACKED. Neste caso, deve fazer o reset do gravador a valores de fábrica, atualizar à versão mais recente do firmware, estabelecer uma password segura para todos os usuários do dispositivo e modificar as portas TCP por defeito a outras distintas.

É importante atualizar o firmware, dispor de palavras-passe seguras e portas distintas àquelas por defeito em todos os dispositivos fabricados pela Dahua, mesmo que não tenham sido atacados.

 

Caso necessite de apoio, contacte-nos!